Contato: anacrisrodrigues@gmail.com

Ana Cristina Rodrigues, já nos 40, mãe de um adolescente quase hiperativo e de duas gêmeas com muita energia. Escritora, historiadora, editora, tradutora, professora e funcionária pública. Sem ordem de preferência, renumeração ou empregabilidade

Leio muito, por gosto, profissão e necessidade. Adoro filmes de Fantasia e Ficção Científica, de preferência com muppets ou o David Bowieou os dois juntos. Meus interesses vão da cartografia medieval à políticas do livro e leitura.

Como historiadora, concentrei meus estudos na Alta Idade Moderna, tendo mestrado na área pela Universidade Federal Fluminense e alguns artigos publicados sobre o assunto. Também pesquisei, como funcionária da Biblioteca Nacional, o acervo cartográfico da instituição, principalmente os mapas da Coleção Tereza Cristina Maria.

Como escritora, sou contista, com mais de 30 contos publicados em sites e coletâneas no Brasil e no exterior. Me aventuro na Ficção Científica e no Terror, mas meu forte é a Fantasia. Tenho contos publicados em antologias brasileiras e internacionais. Aqui no Brasil, já sai pelas editoras Argonautas, Arte & Letra, Draco, Estronho, Jambô, Literata, Llyr, Ornitorrinco, Record, Tarja e Terracota.

Atuei como editora da Llyr Editorial, selo da Vermelho Marinho para literatura especulativa, e como consultora editorial da Saída de Emergência Brasil, editora do grupo Sextante dedicada à literatura de gênero. Atualmente, sou editora da Aquário Editorial, voltada a prestação de serviços e a publicação de projetos com aquele “quê” especial, sempre na área da literatura de gênero/pop, e curadora do selo Legacy, da editora Lendari, para ajudar autores iniciantes a começar sua carreira com toque profissional. Além disso, faço mentoria, traduções, pareceres, leituras críticas e preparo textos para várias editoras e autores. Se você tem interesse nesse tipo de serviço, dá uma lida aqui.

Sou tradutora de literatura, não-ficção e quadrinhos.